Vamos falar sério: ninguém merece aquela dorzinha de cabeça chata, não é mesmo? Quem sofre desse mal, de maneira crônica, sabe que não é fácil lidar com o problema. A dor de cabeça, ou cefaleia, pode ter diversas causas, como estresse, ansiedade, falta de uso de óculos, sinusite, aromas fortes (como perfumes) e até problemas dentários e na mandíbula.
O que poucas pessoas sabem é que a alimentação também é fator determinante para desencadear essa dor. Para ajudar você a melhorar sua saúde, o No Pátio fez uma listinha que mostra quais alimentos são gatilhos para a cefaleia. Confira e se livre dessa vilã do bom humor e do bem estar:
◊ Frituras
Elas são ricas nos ácidos graxos oléico e leonéico, substâncias que causam contração dos vasos sanguíneos cerebrais. As frituras também podem estar envolvidas no desencadeamento da cefaleia.
◊ Alimentos embutidos
Peixes em conserva, patês, salame e presunto devem ser evitados. Isso porque esses alimentos são ricos em nitratos e nitritos, substâncias que atuam, em alguns casos, como desencadeadores da dor de cabeça por alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a cefaleia.
◊ Cafeína
Café, refrigerante, chá preto ou energético são ricos em cafeína. A dor de cabeça desencadeada por esta substância pode acontecer em duas situações: se combinada a alimentação com medicamentos que possuem cafeína em sua composição ou pela própria abstinência de cafeína.
◊ Laticínios
São ricos em proteínas alergênicas, que podem desencadear cefaleia em pessoas com hipersensibilidade. Além disso, o leite e queijos amarelos contêm uma substância chamada tiramina, que pode desencadear crises de enxaqueca, por isso, devem ser evitados por quem tem o problema.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 90% das pessoas sofrem ou sofreram de cefaleia em algum momento da vida. Entretanto, entupir-se de analgésicos não é a melhor saída para se livrar da dor de cabeça. A grande sacada é prevenir as crises com ajustes no cardápio. Para isso, basta seguir a listinha que o No Pátio preparou.
Fotos: Reprodução.