consumo de carne
3 filmes que vão fazer você repensar seu consumo de carne
25 de maio de 2021
Assembleia Legislativa lança Projeto ALECE 2030 nesta terça-feira (25)
25 de maio de 2021

Sabiam que hoje é o Dia do Orgulho Nerd? Mas você sabe o porquê?

Fundo em tons de vermelho com o desenho de uma mão fazendo o gesto do spock e ao redor, símbolos do universo geek e nerd e a frase 25 de maio Dia do Orgulho Nerd

Nerds de todo o universo, alegrem-se porque o chegou o dia de vocês! Isso mesmo, o mundo – se não toda a galáxia! – comemora em 25 de maio o Dia do Orgulho Nerd. Ou, como muitos preferem chamar a data, Dia do Orgulho Geek. Mas você faz ideia de porque hoje celebramos isso? E sabiam que o Dia do Orgulho Nerd também pode ser chamado de Dia da Toalha? Então cola aqui que a gente explica tudo para vocês!

O dia 25 de maio foi estabelecido como o Dia do Orgulho Nerd por dois motivos. Primeiro, porque neste mesmo dia, em 1977, chegava às telas dos cinemas o primeiro filme da série que se transformou em um dos maiores expoentes nerd da história: Star Wars. Isso por si só já é um marco e tanto. Mas também tem outra influência na data: os livros de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Dia do Orgulho Nerd: Infográfico com os diferentes usos da toalha descritos por Adams em seus livros

Quem já leu os livros – ou mesmo viu o filme – deve ter uma ideia do porque o Dia do Orgulho Nerd também se chama Dia da Toalha. A data ganhou este nome porque, como conta a saga escrita por Douglas Adams, a toalha é o objeto mais útil que um aventureiro pode carregar na mochila. Pois bem, a data é uma homenagem ao autor, que faleceu em 11 de maio de 2001. No dia 25 de maio daquele ano, centenas de fãs se reuniram nos Estados Unidos portando suas toalhas para homenagear o autor.

Mas não é só isso!

Por incrível que pareça, a primeira grande celebração do Dia do Orgulho Nerd não foi nos Estados Unidos. Na verdade, foi na Espanha. Em 2006, a data comemorativa ganhou peso quando um grupo de cerca de 300 nerds espanhóis se organizou pela internet e saiu pelas ruas de Madri para celebrar o dia. Mas o detalhe é que foram todos vestidos de Pacman. A ideia era fazer um jogo de Pacman gigante e a festa deu tão certo que passou a se repetir anualmente.

Logo a moda desembarcou nos EUA. E lá ganhou proporções gigantescas! Sair vestido como seu personagem de filme, jogo, série ou HQ favorito era o básico. Antes da pandemia, era comum haver feiras e eventos no estilo Comic Con para celebrar a data, além de desfiles. Infelizmente, desde o ano passado as celebrações têm sido mais online. Então, corre para postar no Instagram sua foto vestido como seu ícone nerd/geek favorito você também!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *