Colesterol Bom – Dicas para aumentar os níveis do HDL
7 de dezembro de 2021
Governador anuncia os vencedores do Prêmio Referência Social
8 de dezembro de 2021

Muitas das vezes, as terapias convencionais, praticadas por profissionais da psicologia não são o suficiente para sanar os quadros psicológicos dos pacientes. Mas, você sabia que existem diversos outros métodos para tratar as doenças da mente? Nesse sentido, o Pátio Hype preparou essa matéria com 5 terapias alternativas para você conhecer e experimentar. Confere aí:

depressão jovem

Antes de mais nada, a depressão é um dos transtornos mentais que mais acometem pessoas ao redor do mundo, não é a toa que a doença é chamada de mal do século.

Além disso, em tempos de pandemia e isolamento social, quadros de ansiedade e depressão vêm se agravando e dificultando a vida de muita gente.

Em muitos casos, isso ocorre porque somos condicionados a pensar que só aproveitamos o tempo quando estamos sendo produtivos, o que acaba aumentando o nível de estresse no período ocioso.

Com isso em mente, é preciso procurar profissionais de saúde, ao identificar sintomas dessas doenças para que o diagnóstico e o tratamento ideal sejam identificados.

Caso a terapia convencional não se encaixe no seu perfil, separamos 5 terapias altenativas para você conhecer e, quem sabe, aplicar no seu dia a dia.

Terapias alternativas

1 – Fitoterapia

A Fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. A técnica milenar tem como base o uso das plantas como chás, pomadas, xaropes e no uso específico de casa espécie.

As plantas produzem naturalmente substâncias para o seu próprio desenvolvimento e alguns desse compostos ativos tem importantes efeitos terapêuticos para o corpo humano.

Vale lembrar, que não é toda planta que faz bem, ok? Não vá pegando qualquer erva para fazer chá só porque você ouviu falar que faz bem.

Na fitoterapia, os compostos bio-ativos das plantas passam por um processo de ensaios, análises e acompanhamento das instituições públicas de saúde para garantir o uso adequado e seguro.

terapias alternativas

2 – Aromaterapia

Em segundo lugar, a aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais de flores, cascas, sementes e frutos de plantas e árvores para curar doenças e estimular partes diferentes do cérebro.

alecrim, por exemplo, é famoso por ajudar a aliviar o cansaço mental, a falta de memória, dificuldade de concentração, dores de cabeça e dores musculares. Já a lavanda é muito utilizada para cuidar do excesso de estresse, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Essa técnica ajuda a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma e resfriado, promover o bem estar e fortalecer as defesas do corpo.

No entanto, por mais que a aromaterapia use produtos naturais, é importante que o seu uso seja orientado por um naturopata ou outro profissional especializado.

3 – Thethahealing

O Thetahealing é uma técnica espiritual de autoconhecimento, conexão e transformação. Com essa técnica é possível identificar e transformar crenças e padrões limitantes inconscientes que podem impedir que a sua vida flua em diversas áreas da sua vida.

terapias alternativas

4 – Cromoterapia

A cromoterapia é um tipo de tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

A cromoterapia apesenta diversos benefícios dentre eles:

  •  Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
  •  Melhora do bem-estar físico e mental;
  •  Diminuição do cansaço físico;
  •  Diminuição dos transtornos do sono;
  •  Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  •  Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Nesse sentido, a cromoterapia pode ser utilizada para tratar diversos problemas como insônia, febre, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão, transtorno afetivo sazonal, feridas e doenças articulares.

terapias alternativas

5 – Reiki

Por fim, significando energia vital do universo, essa técnica oriental de canalização e aplicação de energia com a ajuda das mãos, alinha os chakras e busca promover o bem-estar completo do corpo, mente e alma.

As técnicas de respiração e meditação, além da sensação de bem-estar, ajudam a diminuir os sintomas do estresse e ansiedade. O Reiki também é muito utilizado em tratamentos contra a depressão. Já que, ele proporciona um equilíbrio de energias, que amenizam os sintomas.

E aí, curtiu? Comenta aqui embaixo sobre qual terapia alternativa mais chamou a sua atenção e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *