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Descubra como os gatilhos emocionais fazem você comer demais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso até 2025, ou seja, mais de 700 milhões obesos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 18,9%, o que significa que 54% dos brasileiros estão acima do peso.

Mas como evitar esse problema? A nutricionista e autora do livro “Código Secreto do Emagrecimento”, Gladia Bernardi, afirma que a principal estratégia é controlar o emocional, pois o ganho de peso está diretamente ligado às emoções. O Pátio Hype te explica melhor logo abaixo!

1.Emoções desconfortáveis

61% das pessoas afirmam que o motivo para comer demais são as emoções desconfortáveis, pois a comida é considerada um afeto familiar. Outra fatores para desistir de emagrecer, dentre os 2.754 pacientes ouvidos, estão roupas (54%), apego à autoimagem (49%) e a falta de confiança em uma dieta saudável (49%). Lembrando que esses são apenas alguns quando trata-se dos 23 sabotadores de emagrecimento existentes.

Os sentimentos mais comuns entre as pessoas obesas são a tristeza, raiva, ansiedade, nervoso, frustração, preocupação, medo ou estresse, fazem com que o alívio seja procurado na comida e assim possam ter prazer ou recompensa.

2.Emoções de felicidade

As emoções de felicidade também levam à comida. Não trata-se apenas de uma emoção desconfortável, mas de algo, que tem como meta, aumentar a dopamina, ou seja, neurotransmissor do prazer, para que assim possa gerar euforia.

3.Teste os seus gatilhos emocionais

Leia as frases a seguir e analise se você já se deparou com algum desses pensamentos, certo?

  1. Quando estou feliz quero comemorar comendo algo gostoso;
  2. Quando estou triste fico louco por um chocolate ou alguma coisa que nem sei o que é;
  3. Sempre que tenho um sentimento ruim quero comer;
  4. Melhor comer, assim esqueço toda a minha tristeza e sofrimento.

4.Os sabotadores também levam a acreditar em algumas mentiras

  1. Comer alivia;
  2. Comer acalma e faz pensar melhor;
  3. Comer chocolate alegra;
  4. É só comer que a tristeza vai embora;
  5. Não tem o que fazer? Está sozinho? Faça uma bacia de pipoca.

5.Como fugir dessas armadilhas

Esses sentimentos e frases fazem com que você coma para preencher sentimentos que não estão o fazendo bem, porém, é preciso comer porque você precisa de nutrientes. Portanto para não cair nessas armadilhas, observe quais são os seus sabotadores e o quão eles influenciam no seu poder de decisão. Em seguida, reprograme-se para mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida.

Portanto, mantenha a sua consciência ligada a sua barriga e não ao seu emocional, pois você poderá olhar para as suas emoções sem a necessidade de pedir uma pizza ao mesmo tempo, Ok?

Fotos: Reprodução

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